domingo, 30 de agosto de 2009

Namibe

INTRODUÇÃO
A província do Namibe fica situada no sudoeste do país e tem 5 Municípios: Namibe (a capital), Bibala, Camucuio, Virei e Tombwa, ocupando uma superfície territorial de 58.137 Km².

O clima pode considerar-se tropical árido com a temperatura média a rondar os 21ºC, devido à influência da corrente fria de Benguela e do deserto do Namibe.

Quanto à flora o destaque vai para a famosa planta exótica “welwitchia mirabilis” (chamada localmente de Tombwa). Como animal raro, aparece o suricata, mamífero de 30 a 40 cm de altura que vive normalmente em desertos e campos secos e mantém-se na posição erecta apoiado nas patas traseiras e na cauda.

Para além do rio Cunene que passa e tem foz a sul da província existem outros rios como o sarujamba na região do Iona, a 200 km da sede provincial.

Existem perto do Virei, no tchitundo-hulo, pinturas rupestres que talvez possam ser atribuídas aos primeiros habitantes da região, os Bosquimanos. Os grupos que caracterizam a região são os povos Koysan e negros. Os Koysan são constituídos pelos Bosquimanos, Kedes e indivíduos de origem Hotentote mestiçados com Bantos. Os representantes dos negros não Bantos são os Kuissis e os cuandos. Também existe a etnia Mucubai.

A principal actividade económica da população é a pesca, apesar do sector agrícola, pecuário e industrial também serem ramos com forte peso na economia da província.

Sem comentários:

Enviar um comentário