domingo, 30 de agosto de 2009

Cabinda

INTRODUÇÃO
Cabinda é a província de Angola situada mais a norte. É um enclave limitado a norte pela República do Congo, a este pela República Democrática do Congo e pelo Oceano Atlântico a oeste. A província tem 4 Municípios interligados por uma estrada nacional, Belize, Buco N’Zau, Cabinda e Lândanna , distribuídos numa extensão territorial de 7.270 Km². Cabinda foi considerada cidade a 28 de Maio de 1956.

O clima é tropical húmido e a temperatura média anual é de 25ºC.

A província é rica em petróleo (maior fonte de riqueza do País), cuja exploração emprega grande parte da população, havendo ainda a destacar, como recursos renováveis, a madeira e em menor escala a agricultura e a pesca.

A etnia dominante é o Bakongo, que abrange os clãs Bawoyo, Bakoki, Balingi, Bayombe e Basundi e tem como língua nacional o ibinda, que se subdivide a norte em kiombe e a sul em Kiwoyo. A chamada língua “fiote” é um termo pejorativo.

Um grupo que se destaca é o dos Bakamas, que são identificados por máscaras que simbolizam vários rituais da região. Afirmam-se como protectores da terra e da comunidade cabindense. Servem de intermediários entre o povo e os espíritos dos deuses e dos antepassados e residem no morro de Tchizo, onde desempenham um papel importante no combate aos maus espíritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário