domingo, 30 de agosto de 2009

Bié

INTRODUÇÃO
A província do Bié está localizada no centro do país e tem 9 Municípios, a capital Kuito, An dulo, Katabola, Chinguar, Chitembo, Kamacupa, Kunhinga, Kuemba e N´harea distribuídos numa área de 70.314 Km².

O clima é tropical húmido e de altitude com duas estações, inverno seco e verão quente, e a temperatura média anual é de 19ºC.

A flora e a fauna da província são muito diversificadas com espécies de plantas e de animais muito variadas. A província possui uma rede hidrográfica extensa, com destaque para os rios Kwanza, Luando, Kunhinga e Kune.

A cidade do Kuito (ex. Silva Porto) determina o centro do país e foi bastante abalada pela guerra. Os portugueses começaram a interessar-se pelo Bié em 1772 e em 1890 após a derrota do Rei N’Dunduma começaram a penetrar no território da província. A seca em 1949 fez com que algumas populações imigrassem para as vizinhas República da Zâmbia e do Botswana.

Relativamente aos grupos etno-linguísticos, existem na província seis grupos principais assim distribuídos: os Ovimbundo que constituem a maior parte da população, os Cokwes, os N’Canguelas, os Luimbis, os Songos e os N’Goias.

A população desta província vive essencialmente da actividade agrícola e da pecuária. No que se refere ao parque industrial, este encontra-se desactivado devido à instabilidade politica, que assolou a província nos últimos anos. A língua nacional mais falada na província é o Umbundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário