domingo, 30 de agosto de 2009

CUNENE

INTRODUÇÃO
A província do Cunene fica localizada no sul do país e a capital é Ondjiva. A província tem 6 Municípios, Kahama, kuroca kuvelai, Kwanyama, Namacunde, Ombandja e possui uma superfície de 87.342 Km².

O clima é tropical semi-árido e a temperatura média anual é de 23º C.

Os animais que mais abundam na região do Cunene são os mabecos, hiena malhada, elefante, zebra da planície, hipopótamo, potamochero, gunga, palanca vermelha, caama, impala, avestruz e bambi.

A província possui três rios relevantes, nomeadamente o cunene, o cuvelai e o calonga.

Os nativos do Cunene pertencem ao grande grupo Ambó e a população é de origem Koysan não Bantu, sendo que a maioria vive no meio rural. Esta população vive em 4 tribos: os Koysans, um povo inofensivo e nómada que vive da caça e a recolha de frutos silvestres, em cabanas feitas de cascas de paus, os Ovambos, que se subdividem em 3 etnias, Kwanyamas, Cuamatos e Evales, que vivem da agricultura em farmas (espécie de espaços agrícolas), os N’Yanecas Humbes, grandes criadores de gado que praticam a agricultura de subsistência e os Hereros, que se subdividem em macavores e os mutuas, povos nómadas, muito pobres que dependem totalmente do trabalho que realizam para os macavores.

Os macavores são criadores de gado, vivem em cavernas e são também um povo nómada. A pecuária é a grande actividade económica, sendo que a actividade agrícola é pouco desenvolvida.

O último rei Kwanyama, o célebre Mandume, na defesa do seu território enfrentou o poderio militar dos portugueses já na primeira década do Séc XX. A província do Cunene foi fundada no dia 10 de Julho de 1970. A língua nacional mais falada na província é o Kwanhama.

Sem comentários:

Enviar um comentário