domingo, 30 de agosto de 2009

                     

LOCALIZAÇÃO

Angola localiza-se na Costa Sudoeste do Continente Africano, delimitada a Norte e a Nordeste pela República Democrática do Congo, a Leste pela Zâmbia e ao Sul pela Namíbia. A Oeste é banhada pelo Oceano Atlântico.

Com uma linha de costa de 1.650 km, estende-se para o interior, ocupando uma área de 1.246.700 Km². A partir da orla costeira desenvolve-se para uma cadeia montanhosa, onde se encontram os dois pontos mais altos do território, o Morro Moco (2.620m) e o Morro Meco (2.538m) seguida de uma zona planáltica onde se formam as bacias dos principais rios: Zaire, Cunene, Kwanza, Kubango e Queve, consegue reunir no seu território habitats que vão desde a floresta tropical, floresta aberta, savana, até uma zona desértica no Sul.

Angola está dividida em 18 províncias: Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cunene, Huambo, Huíla, Kuando Kubango, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire.


POPULAÇÃO

Angola tem cerca de 12 milhões de habitantes distribuídos principalmente pela orla costeira e planalto central ocidental (região do Huambo). A densidade populacional é de 11,2 habitantes/Km².

A população é composta de várias etnias, a maior parte das quais descendente dos povos Bantus, sendo os mais importantes os ovimbundus, grupo com maior expressão, os quimbundus e bakongos, com uma diversidade que compõem o país de uma comunidade cultural muito rica. Além destes, encontram-se ainda os bosquímanos no sudoeste do território, assim como mestiços e brancos em todo o território.

A língua oficial é o português e existem mais de 42 línguas, sendo as mais faladas, consideradas línguas nacionais: o Umbundo, o Quimbundo (ou Kimbundu) e o Quicongo (ou Kicongo).

CLIMA

Angola, apesar de se localizar numa zona subtropical tem um clima que não é caracterizado por aquela condição, devido à confluência de três factores:

A corrente fria de Benguela ao longo da parte sul da costa;

O relevo no interior;

A influência do deserto do Namibe, a sudeste.

Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das Chuvas, de Outubro a Abril e a do Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca e com temperaturas mais baixas.

Por outro lado, enquanto a orla costeira apresenta elevados índices de pluviosidade, que vão decrescendo de Norte para Sul, e dos 800 m para os 50 m, com temperaturas médias anuais acima dos 23ºC, a zona do interior, pode ser dividida em 3 áreas:

Norte com grande pluviosidade e temperaturas altas;

Planalto Central com uma estação seca e temperaturas médias da ordem dos 19ºC; Sul com amplitudes térmicas bastante acentuadas devido à proximidade do deserto do Calaari e à influência de massas de ar tropical.



PRAIAS


Com uma costa atlântica de 1.650 km, onde rios caudalosos desaguam em amplos estuários depositando sedimentos arrastados das zonas planálticas, formaram-se numerosas ilhas, baías e restingas, onde se localizam excelentes praias.

Embora o clima permita a frequência das praias ao longo de todo o ano, é especialmente na época quente que as mesmas são mais procuradas, tornando-se bastante animadas junto aos bares e outros estabelecimentos, onde o mistério da noite africana se junta à música e às danças de sabor tropical.



PAISAGENS, FLORA E FAUNA


A orografia e as características climáticas de Angola originaram uma diversidade na cobertura vegetal proporcionando habitats próprios a uma grande variedade de espécies de animais de grande e pequeno porte. Em Cabinda, predomina a floresta densa e húmida, rica em madeiras exóticas e onde ainda se encontram gorilas. A sul do Zaire e nas bacias do Kwanza, Kuango, Kuíto e afluentes do Cassai, localiza-se a floresta / savana. Na zona planáltica predomina a floresta aberta com vegetação e fauna características. Mais a sul encontra-se a zona desértica do Namibe onde se pode encontrar uma espécie vegetal, única no mundo, a Welwitshia Mirabilis. A fim de preservar espécies animais e vegetais, algumas ameaçadas de extinção, foram delimitados parques e reservas naturais, em todo o território angolano. A caça, actualmente, está proibida e existem reservas especiais para protecção e controlo da fauna selvagem. Entre as várias espécies de animais existentes destacam-se a palanca negra, apenas existente em Angola, o elefante, a pacaça, o potamochero, leão, leopardo, chacal, olongo, elande, gnu, zebra entre muitos outros. Nos parques do litoral existem locais de desova da tartaruga marítima.

Angola é também rica em belezas naturais que proporcionam paisagens espectaculares destacando-se as formações rochosas, várias quedas de água, praias, lagoas e rios.

Angola é um país muito rico em recursos minerais e o seu subsolo abriga muitos dos minerais mais importantes para o comércio mundial como o petróleo, diamantes, gás natural, substâncias betuminosas, ferro, cobre e ouro.

Sem comentários:

Enviar um comentário